

Iluminação –
Como calcular a quantidade de lâmpadas para cada ambiente
Pensando em decorar um ambiente é muito importante então pensarmos com carinho na iluminação. Normalmente sabemos o que queremos, mas em muitos casos, apenas usar a intuição pode não ser o correto! ♥
Nem sempre nos atentamos aos detalhes de iluminação, porém se percebermos a diferença que um ambiente bem iluminado faz, iriamos ficar mais atentos aos detalhes. A iluminância (lm), é o fluxo luminoso da lâmpada, é um conceito fundamental para a definição da quantidade de luz mais adequada para cada situação, pois é ela que define a quantidade de luz presente em um ambiente ou superfície e a unidade de medida utilizada é o LUX (lx).
“Tenha em mãos: seu projeto do ambiente, ou apenas uma trena, lápis, papel e calculadora. Lhe garanto que em menos de 10 minutos você saberá exatamente a quantidade de lâmpadas que precisará.”
– Primeiramente precisamos saber qual será o ambiente, pois existe uma NBR (5413 - iluminância de Interiores) a qual define o padrão de lux para cada ambiente na tabela 1.0 abaixo.

Tabela 1.0
Então meça o ambiente, pois você precisa saber quantos metros quadrados (m²) tem esse local. Para saber a metragem quadrada, você precisa fazer a largura X comprimento, como no exemplo abaixo:
Suponhamos que temos uma sala - tarefas rápidas com largura= 4,00 m e comprimento= 2,00 m
Então:
largura x comprimento = m²
4,00 x 2,00 m
8,00 m²
Após ter a metragem quadrada, vamos calcular o lúmen necessário, observar valor para cada ambiente na tabela 1.0 exemplo:
Temos uma sala (150 lx, conforme tabela) de 8m² então:
(8 x 150)
1200 lumen
Descobrindo o número do lúmen, acompanhe na tabela 2.0 abaixo para saber qual lâmpada atende sua necessidade.

Tabela 2.0
Pegamos como modelo o exemplo anterior, onde o total de lúmen foi de 1200, nesse caso podemos comprar 3 lâmpadas de 450 lúmen, que equivalem de 6 - 9W nas em LED ou 35W nas halógenas e assim respectivamente para a incandescente.
Mas vamos lembrar sempre que o projeto luminotécnico deve fazer parte do processo de engenharia já nas primeiras etapas da construção, com a finalidade de se obter melhor resultado, pois a iluminação e a parte elétrica, vai influenciar em toda sua obra, como nos rebaixamentos de tetos para instalação de peças de iluminação devem ser calculados e projetados conforme a profundidade de cada Spot com a lâmpada. Se o projeto for realizado para uma reforma, pode ser necessário uma adaptação e posicionamento ou mesmo no número de lâmpadas utilizadas para garantir um resultado satisfatório.